segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

A "Terra do não"

Estava lendo Um Guia para a Vida das Garotas de Katie Meier, Editora Novo Século. Nele ela diz que:
"Garotas que não se sentem como se estivessem à altura de alguma forma, geralmente são as melhores pessoas para perguntar sobre auto- estima. Se uma garota se sente assim e sai dessa mais forte do outro lado, ela pode nos dar esperança. Uma garota como essa pode nos mostrar o que não fazer com nossa vida."
"Uma autora que morreu em 2003 foi uma garota assim. O nome dela é Caroline Knapp. O último livro que ela escreveu se chama Appetites(Apetites)."
"O livro deixa claro para as garotas que se elas viveram dentro do que ela chamou de 'terra do não' a insegurança e a baixa auto - estima seriam parcerias constantes em sua vida."
"Durante a adolescência, as garotas podem passar tanto tempo na 'terra do não' que acabam se esquecendo de um pequeno detalhe: a 'terra do não' absolutamente não existe.
"Elas não são inteligentes o suficiente
 Elas não são altas o suficiente
 Elas não são ricas o suficiente
 Elas não são interessantes o suficiente
 Elas não são atléticas o suficiente
 Elas não são magras o suficiente"

O que eu quero dizer com tudo isso? A "terra do não" é realmente uma experiência adolescente. Ela não existe, mas nos faz vivenciá - la com se fosse real. Eu, muitas vezes me vejo na "terra do não". E, isso aconteçe devido a situações do nosso dia - a - dia que nos tornam vulneráveis. Entretanto, eu, sou forte o suficiente para superá - la sem que ela me engula.
A minha intenção em tudo isso é mostrar que esses não  existenciais em nossa vida são falsos. Cada um tem seus defeitos e suas qualidades.
Esse padrão estético imposto pela sociedade é bobagem. Claro que, devemos cuidar do nosso corpo fazendo exercícios físicos obtendo um bom condicionamento físico e uma ótima saúde. Mas o ponto chave é: não tem nada a ver transformar nossa adolescência em uma tortura por causa do "perfil aceitável" que foi imposto pela sociedade.
Zelar por nosso corpo e nossa mente é fundamental. Nos torna segura. Forte. Confiante. Só não é bom quando sai do controle e acaba virando uma obsessão. O que ocasiona em, esqueçermos nossas qualidades, e valorizarmos nossos defeitos, DIZENDO ou PENSANDO: "Eu não sou boa nisso", "Eu não sou alta o suficiente..." como diz Katie.
 Na verdade essa "terra do não" é um conjunto de defeitos que nós garotas impomos em nós mesmos.

"Uma das primeiras lições para você despertar sua auto-estima: se você não acreditar em seu potencial, em suas capacidades, quem vai acreditar? Você é o primeiro e a pessoa mais importante para ter confiança naquilo que faz." ( Luís Alves)
P.S.:  Cheguei ontem à noite de viagem, viríamos hoje de manhã mas como minha mãe iria trabalhar hoje, viemos ontem mesmo. Eu adimito que fui boba em tentar permeditar a viagem dizendo que ia ser chata. Foi bastante divertida!!!!!!!! Eu nunca mais vou criar uma opnião sobre algo sem antes vivenciar.
bjs, Dri!