terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Estereótipos

Pra começar, estereótipos não tem nada a ver com estereóides (anabolizantes),na verdade são pseudônimos (falsos nomes, apelidos). Estereótipos são uma espécie de "marca" no qual "identificam" uma pessoa. Por exemplo: magra, gorda, alta, baixa....
Exemplificando: uma pessoa alta joga basquete, porque, a sua altura é proporcional a cesta, ao aro. Deu pra entender? Associa-se o biotipo da pessoa a função que ela pode exercer melhor.



No entanto, os estereótipos, às vezes, ou na maioria, tem cunho preconceituoso. Lembra do exemplo que eu dei? Então: a sua estatura é fundamental para certo tipo de esporte, mas, o ponto é : nem sempre esses pseudônimos são verdadeiros. Ou seja, reprimimos alguém pelo seu estereotipo. Não queremos X no grupo porque é "esquisita", baixa demais, alta de mais , coisas assim. E isso é errado
Eu, não estou aqui pra bancar a "sabe - tudo", conselheira e tudo mais. Só que, para mim isso não é só estereotipo ou preconceito . É bullying. Nós não somos ninguém para sair por aí julgando os outros. Não se cria uma opnião sobre alguém sem antes conhecer. Ou você vai dizer " Eu não fui com a cara de B, de C...." ? Não estou dizendo que eu ou você temos de ser amigos de todos mas, respeitar os diferentes com suas diferenças, sim!
O que realmente vale é o que está por dentro. Claro que, devemos fazer aquilo que está de acordo ao nosso perfil corporal porque, assim o nosso desenvolvimento será dez vezes mais. Porém, sair recriminado pessoas porque você acha que elas devem ter o seu padrão estético , aí sim , já é, abuso!
É como sempre dizem: " Não faça com os outros o que não quer que façam com você" . E assim, cada um com seu cada qual devem seguir em frente.
Nada a ver esse negócio de estereótipo e bullying e, se querem saber a minha opnião , essa atitude é meio infantil para adolescentes que querem ser vistos como maduros e adultos como experientes.
Cada um no seu quadrado, ok?