domingo, 1 de fevereiro de 2015

Falsos Cognatos


A gente aprende nas aulas de inglês que os falsos cognatos são aquelas palavras que tem o significado aposto ao que se pronuncia, por exemplo, batom em inglês significa "cacetete", ao invés do objeto em forma de cilindro que passamos nos lábios para adicionar cor. A este material em inglês damos o nome de lipstick. Desta forma, eu poderia transforma as palavras cognatas eu outro falso cognato. Falso cognato no século XXI é toda pessoa que fingi ser o que não é. E temos muitos perfis semelhantes pelas ruas. A capacidade de fingir de maneira fria me intriga. Qual a necessidade de enganar outro alguém? Qual a sensação? Qual o REAL objetivo?

Eu costumava pensar essas coisas quando me lembrava do passado. Bom, aqui estou uma mulher de meia idade, viúva, com três filhos, sentada na varanda de sua casa pensando no passado mais uma vez, sendo cognata ao tentar enganar o cérebro com estímulos que tentam lhe dizer que não estou relembrando, apenas refletindo. Mas foi preciso. Carrego um coração tão cheio de rostos cognatos recheados por palavras, gestos, expressões. Frases, fotos, lugares, músicas que transferem a carga do medo para meus ombros fracos de uma juventude cheia e vazia.

O que ensinar para o meus filhos agora? O que dizer sobre a vida? E quanto às amizades? Bom, eu teria que responder, pois estavam todos sentados à minha frente me questionando porque o ser humano é assim. Então eu enchi meus pulmões de ar numa inspiração forçada e lhes disse:

"Filho, seja honesto e bom. Seja firme e verdadeiro. Saiba usar as palavras de forma correta. Aprenda que tudo pode ser dito se for bem colocado. Não engane as mulheres, não seja rude, não demonstre o que não sente, não minta, não lhes dê esperanças onde não há e não espere o tempo para agir. Filha, seja dotada de sabedoria e compreensiva. Seja firme e verdadeira. Saiba usar as palavras de forma correta e suave. Aprenda que tudo pode ser dito se for bem colocado. Não se deixe enganar pelos homens, mas também não os engane. Reconheça seu poder de persuasão, mas use com prudência. Não minta. Não demonstre sentimento tão cedo. Espere. Pense. Faça. Lute e conquiste seu espaço, mas saiba como se portar em diferentes ocasiões.

Amem. Amem como se o mundo fosse acabar amanhã, mas não permita que o amor os impeça de viver. O amor é um sentimento ímpar. Ao contrário do que pensam não se ama em dupla. O amor é solitário. O sentimento está muito mais relacionado ao cérebro do que o coração. Não esperem atitudes de quem não tem. Não subestimem. Façam amigos, cultivem as boas amizades e reguem as más para que percebam que você é diferente. Ensine-os a ser bom. Mostrem que os falsos cognatos de rosto limpo podem ser verdadeiros e transparentes. Transmitam a verdade.

Vivam. Vivam como se tudo o que tivessem hoje só durasse um segundo, mas mantenham os pés no chão. Eu sei, a vida é dura. O mundo é falso, mesquinho, cognato. Mas estamos aqui. E estamos só de passagem. Deixem que fingam, que mintam, que falem e, em troca, abracem, sorriam e cantem. A vida é curta para ser perdida com os pobres de coração. Aqueles sem personalidade, sem caráter, sem respeito. Sejam o significado verdadeiro, não sejam cognatos”.

Mas, acima de tudo, temam. Temam à Deus de todo o seu coração e os mais lhes será dado. Sejam bons filhos. Respeitem o próximo e à si mesmo. Escutem os bons conselhos, mas também os maus. Saibam filtrar tudo o que é dito e descartem o que não servirá. E ao final do dia, quando tiverem praticado tudo o que eu lhes ensinei, ensinem aos seus filhos para que passem aos netos e formem uma geração verdadeiros cognatos em corpo, mente e espírito”.