quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

O Natal

O Natal dentre tantas festas celebradas ao ano é uma das que mais reúne famílias e amigos. É lindo de ver os avós e bisnetos no mesmo lugar rindo e conversando. É lindo ver as crianças brincando mais e deixando de lado os celulares; os jovens trocando ideias entre si ao invés de se prenderem a conversas frias separadas e unidades pela conexão sem fio. 
Se todo o dia fosse Natal, todo dia seria bom. Na verdade, acho que não. E mesmo sabendo que é feio usar o "eu acho" num texto, vou usar simplesmente porque eu acho que os 363 dias que restam ao ano são completamente diferente do que exibimos em dois dias. Se quer saber, tenho certeza. E claro, salvo as exceções - pra essas, bato palmas - o ser humano está mais preocupado em ostentar do que ser. Preferimos separar do que unir, fazemos inimigos em todos os cantos, no entanto, não cultivamos um único amigo. Provocamos guerra, nunca a paz. 
Será que pelo menos uma vez  o Natal pode ser Natal ao menos tempo em que seu espírito de amizade perdure por longos dias? Ah, como seria bom ver jovens dando lugar a idosos nos ônibus, filhos respeitando os pais, amigos sendo verdadeiros, amores sendo reais, sonhos sendo conquistados pouco a pouco... Talvez, e quem sabe talvez isso seja o Natal: viver todos os dias como se o amanhã não fosse existir e por isso fazer o melhor hoje. 
Que sejamos verdadeiros sempre e que a verdade esteja a frente de nós como uma identidade. Que nos reconheçam pelo nosso caráter, não pela aparência ou classe social. Que as oportunidades sejam iguais para todos, que o sol brilhe em todos os continentes mas não nos faça esquecer que tudo o que desejamos precisa ser conquistado com muito suor e dedicação. Aos verdadeiros, paz; aos falsos? Bom, que se danem. Mas se quiserem recomeçar serão bem-vindos. 
E no final do dia o Natal deixará de ser Natal para dar lugar a harmonia que os filmes tanto enfeitam com solidariedade, felicidade e vontade de fazer o bem. Que sejamos assim, e que assim seja 24 horas por dia, 7 dias por semana, 31 dias ao mês, 365 dias ao ano até nosso último suspiro. 
Feliz Natal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário